A descolonizaçao da Ásia e da africa

http://www.blogdajulieta.com.br/wp-content/uploads/2010/02/mapamundi.jpg


Apos a segunda guerra mundial,meio a guerra fria os povos asiaticos e africanos desenvolveram movimentos de independencia politica,e neste processo de movimentos de independencia,descolonizaçao,foi marcado por lutas ,mudanças socioeconômicas,negação da subserviência ás grandes potências mundiais[Estados unidos(capitalismo)URSS(socialismo)]
ao imperialismo e tambem ao racismo.

No entanto as descolonizaçoes trouxeram a tona um grupo de paises com sérios problemas economicos e sociais pos mesmo tendo em comom o incentivo a descolonizaçao e a luta contra o racismo e o imperialismo,essas naçoes enfrentavam unimeras divergencias e nao conseguiam se desenvolver frente a guerra fria para poder impor novas mudanças apartir do terceiro mundo.
A descolonizaçao da india teve como principal lider mahatma gandhi(futuramente assasinado por um brâmane fanático),os protestos nao violentos se davam por meio de realizaçao de greves,passeatas,boicotes aos produtos ingleses,atitudes que obrigaram os colonizadores a abandonar gradualmente a india.
Outro novo estado foi o Paquistao,muçulmano e subdividido em paquistao ocidental e oriental.
Nos dias que surgiram a independencia,e a divisao do territorio em tres paises,produziram centenas de milhares de mortos alem da fuga de milhoes de paquistoes e de induistas para india.
As tentativas governamentais para evitar a generalizaçao dos conflitos e as constantes ameaças de fragmentaçao não têm sido suficientes para reverter o quadro geral.

Ja na africa ,em meio as guerras de independencia manteve-se o quadro de carencia de comida ,epidemias ,instabilidade e violencia apesar desses paises contarem com imensas riquezar naturais


Na argélia a derrota francesa na Guerra da Indochina, em 1954, evidenciava o enfraquecimento do seu poder. Nesse mesmo ano, a população muçulmana da Argélia, movida pelo nacionalismo islâmico, voltou a colocar se contra a França, através de manifestações que foram coibidas, mas que resultaram na criação da Frente Nacional de Libertação.
A Frente Nacional de Libertação passou a se organizar militarmente para derrotar o domínio francês.
No próprio ano de 1954 eclodia a guerra de independência. Em 1957, ocorreu a Batalha de Argel, na qual os líderes da Frente foram capturados e levados presos para Paris, onde permaneceram até 1962.

Apos a guerra fria ,no inicio dos anos 90 em razão do fim da união soviética o socialismo desabuou e varios dos paises africanos recem socialistas abandonaram o regime ,e a ONU vigiou entre aspas’’’a organizaçao de uma estabilidade mundial onde ate mesmo em moçambique ouve eleiçoes 1994.

Na africa do sul em 1948 o governo era uma minoria branca com uma politica segregacionista denominada apartheid ,nesse fenomeno politico a africa do sul estava dividido diretamente entre bebedores para brancos e otros para negros,subidas para brancos e para negros ,e a dos negros sempre em pior estado.
O aparthaid durou ‘’pelo menos no papel’’ até 1993 ,mas em 1993 em governo de De klerk ela tem seu fim junto com varias mudanças importantes na constituiçao sul africana.
No oriente médio tem havido permanentes confrontos deflagrados por diferenças religiosas e etnico-culturais.Colaboraram para isso tambem as disputas territoriais pela supremacia local,inclusive com a particiaçao intensa das potenciais internacionais.
Ja na palestina,os judeus sem estado a anos e anos finalmente tomaram posse de um estado apos varias mortes de nazistas e varios confrontos com os arabes.Egito iraque ,jordania,a libia e a siria foram derrotados pelos judeus em sua primeira guerra arabe israelense.
Os judeus venceram ate a quarta guerra arabe-israelense confrontada em feriado religioso ,apos isso israel cede a devoluçao da peninsula do sinai ao egito que em troca reconheceria a existencia do estado de Israel.

No iraque insuflado pelos Estados unidos declarava guerra a Irã (presidente Saddam Hussein)O iraque e rico em jazidas petroliferas.
Apos 500+ anos os paises declaram aliança atraves da ONU.Em 1990 Saddam fica doido e planeja um ataque á kuwait,e os EUA exigem uma resposta da ONU que condenou a açao iraquiana e recomendou um bloqueio ao pais e a imediata desocupação do Kuwait
Pouco depois acontece a chamada Tempestade no deserto 28X1.
e as tropas de saddam sao derrotadas na guerra do golfo.
No ano 2000 a situaçao iraquiana era de destuiçao,com crescimento de mortalidade infantil,miseria e seguidas crises politicas.Em 2002 o pais foi acusado pelo governo norte americano de possuir armas de destruiçao em massa.Alem da destruiçao do pais,cresceram conflitos entre facçoes iraquianas rivais,especialmente entre xiitas e sunitas

0 comentários:

Postar um comentário